Publicado em

Curiosidades sobre o mel

O MEL

O mel é considerado um adoçante natural tem aparência viscosa e é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, é utilizado desde a antiguidade por ser considerado um produto especial. A composição do mel pode ainda variar de acordo com a espécie da abelha, o clima e as flores, porém, é constituído basicamente de açúcares. Conheça os benefícios do mel e algumas curiosidades no decorrer do texto.

COMO CONSUMIR O MEL

Pode ser usado como alimento substituto do açúcar comum, por exemplo, pode ser consumido nas frutas, receitas de bolos, panquecas, ou em torradas, pães, iogurtes, sucos e etc.

BENEFÍCIOS DO MEL:

Dentre os principais benefícios do mel podemos destacar:

– Ação antibacteriana e anti-inflamatória, ajudando no combate a infecções e inflamações;
– Efeito cicatrizante, sendo ótimo para pele, no tratamento de queimaduras;
– Propriedades antioxidantes, contribuindo para redução dos radicais livres;
– Ação Prebiótica (estimulando na melhora da microbiota intestinal);
– Rico em vitaminas (potássio, cálcio, magnésio, ferro e outros minerais);
– Fornece energia;
– Ação relaxante e melhora do sono, pois estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar.

CONTRA INDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS:

O mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isto porque este alimento rico em açúcar e pode levar a picos de glicemia no organismo. Grávidas também devem ficar atentas a este alimento e procurar inclui-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional.

O consumo excessivo do alimento pode causar um ganho de peso, pois é rico em açúcares simples e se torna calórico, porém se ajustado a uma dieta saudável e aliado com a prática de exercício físico, pode ser um bom aliado a saúde.

Além disso, outro caso em que o consumo não deve acontecer é em crianças menores de um ano de idade, pois há riscos de contaminação pelo Clostridium botulinum, que transmite o botulismo. Isso acontece porque as crianças com essa faixa etária não possuem a microbiota formada completamente.

VALIDADE DO MEL:

Por ser um alimento com altas concentrações de açúcar, umidade e pH ácido, o mel acaba inibindo a proliferação de micro-organismos, mantendo assim a sua validade por anos. No entanto, algumas formas de guardar o mel contribuem para que ele dure mais, por isso o ideal é colocá-lo em um recipiente bem fechado e armazenar em local mais escuro e úmido.

Para mais informações nutricionais sobre outros alimentos, consulte aqui

2 comentários sobre “Curiosidades sobre o mel

  1. Bom dia Leonardo. Me identifiquei com a sua live da CIA de abelha. Eu tenho somete abelhas sem ferrão. Estou com mais de 100kg de mel de jatai puro ultima safra. coletado com todos os procedimentos de higiene. Gostaria de vender e não sei como. Se quiser posso te enviar uma amostra para fazer analise.

    1. Andre, boa tarde. Meu consumo de mel de Jataí é muito pequeno, ainda. Eu consigo suprir minha demanda com a minha própria produção. Se eu ficar sabendo de alguém, eu te aviso. Deixe o seu contato, caso precise. obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *